UM EVENTO COM MUITA TRADIÇÃO
ADORADO POR TODOS OS MATENSES

Em Mata de São João acontece todos os anos a Festa em homenagem ao Senhor do Bonfim. Essa festa tem 260 anos de tradição e conta com a presença de, em média, 30 mil pessoas entre moradores, visitantes e turistas. É uma festa que reúne artistas locais com artistas reconhecidos pela crítica especializada, grupos culturais do município, baianas, muita água de cheiro e muita folia.

 

A devoção ao Senhor do Bonfim teve inicio na viagem do navegador português Teodózio Rodrigues Farias, que vivia aqui na Bahia e realizava com frequência viagens de Salvador para Lisboa, em Portugal. Em uma de suas viagens, sua embarcação foi surpreendida por uma tempestade e seu barco envolveu-se em um naufrágio. Como ele era devoto do Senhor do Bonfim prometeu que se escapasse do naufrágio traria a devoção para o Brasil (a devoção vem de Portugal). Ele escapou e quando retornou de Portugal trouxe uma réplica do Senhor do Bonfim e construiu a igreja em Salvador dando inicio a lavagem em 1745.

 

Depois da construção da igreja em Salvador ele parte para construir mais duas igrejas: uma na Vila Nova da Rainha (atual cidade do Senhor do Bonfim) e outra na Aldeia do São João (atual cidade de Mata de São João), porém, na Aldeia do São João ele não chega a concluir, pois veio a falecer.
Em 1756 o Padre Bento Vieira Paes dá inicio a construção da atual igreja criando assim a atual lavagem do Senhor do Bonfim e em 1761 chega à conclusão da igreja.

 

A devoção inicia com a festa religiosa na sexta-feira que antecede a lavagem onde temos uma procissão saindo do Cruzeiro no bairro do Bom Jesus para o Bonfim de Mata de São João e seus seguidores carregam a imagem do Senhor do Bonfim, dando inicio a novena e logo após segue a festa profana.

 

A Festa Profana é realizada todos os anos quinze dias antes do carnaval e o ápice da festa é o dia da Lavagem do Senhor do Bonfim. O evento é realizado durante 04 dias, de sexta-feira à segunda-feira e no domingo acontece a famosa lavagem com participação de mais de 200 baianas, carros de boi, charangas, grupos afros e muito mais. Após a lavagem acontece o desfile de trios elétricos com bandas famosas como Saulo, Léo Santana, Timbalada, Voa Dois, Margareth Menezes, Tomate, Motumbá... Durante os quatro dias de festa recebemos um número grande de turistas e visitantes que vem para curtir essa festa já tão tradicional do Município.

FIQUE LIGADO
REALIZAÇÃO
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle