Você conhece a história das Fitinhas do Senhor do Bonfim?

25/01/2018

 

As fitinhas do Senhor do Bonfim são como um amuleto histórico e cultural da Bahia. Elas são bastante conhecidas e por isso é comum encontrar diversos turistas e nativos com uma amarrada no pulso. Mas que significado isso tem?

 

Segundo a tradição, em tempos atrás as pessoas pegavam alguns pedaços das roupas de santos e amarravam no pulso para ter sorte e proteção na vida. Com o tempo esse costume foi sendo deixado para trás, pois o acesso às roupas de santo estava ficando difícil.

 

Desta forma, os retalhos de roupa foram sendo substituídos por fitinhas coloridas, que com o passar do tempo, foram readaptadas e decoradas. De acordo com a lenda, para ter sorte e proteção a fita precisa ser amarrada no pulso esquerdo, com três voltas, onde cada volta corresponde a um pedido. A tradição diz que as fitas não podem ser compradas e sim presenteadas, assim como estes só serão realizados quando a fita se desfizer.

 

A tradicional Festa em Homenagem ao Senhor do Bonfim de Mata de São João é rica em cultura, fé e tradição, e por esse motivo serão distribuídas as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim no Domingo, no Largo do Bonfim. Essa ação reforça o sentimento de devoção da população em participar dos festejos ano a ano, trazendo consigo o sentimento de paz e alegria.

 

Please reload

Notícias Em Destaque

Edson Gomes atrai multidão em show irreverente na sexta do Bonfim

February 8, 2020

1/10
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

FIQUE LIGADO
REALIZAÇÃO
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle