Confira a programação completa da Festa do Bonfim

31/01/2020

 

Mais de cinquenta mil pessoas participam da festa que reúne Católicos e adeptos do Candomblé

 

Na sequência de festejos em homenagem ao Senhor do Bonfim no estado, destaca-se a Festa do Bonfim de Mata de São João, cidade que fica a 59km da capital baiana. A festa acontece entre os dias 07 e 10 de fevereiro com atrações de nome como Péricles, Unha Pintada, Filhos de Jorge, Parangolé, Edson Gomes e Flavinho. Bandas locais e grupos culturais do município também animam os foliões durante os quatro dias de festa.

 

Na sexta-feira, dia 7, Flavinho leva seu pagode nostalgia para o Largo do Bonfim. Quem também anima a noite é Edson Gomes, um dos maiores nomes do reggae do país. Pela primeira vez na cidade, o cantor e compositor Péricles se apresenta no sábado, na noite do samba. Na segunda-feira, quem encerra as festividades é a banda de arrocha Unha Pintada, que faz show na cidade pela segunda vez.

 

A manifestação popular que acontece no município há 264 anos, conta com a devoção dos fieis que participam da festa religiosa durante a novena e das baianas, charangas e grupos afros, que num ritual de tradição, fé e alegria saem em cortejo para realizar a lavagem na frente da Igreja.

Um dos momentos mais esperados do evento é o tradicional arrastão que acontece no domingo (10), após o cortejo das baianas. Antes, acontece o Esquenta no Parque da Cidade, com a banda Filhos de Jorge. Em 2020, o arrastão será comandado pelo cantor Tony Salles. A expectativa da festa é reunir um público estimado em 40 mil pessoas.

 

Também estão confirmados os blocos que desfilam do centro da cidade ao Bonfim. Os blocos Namar e Afro Alufá entram no circuito na sexta-feira (07). No sábado quem abre a festividade é o bloco Arrastinho Amigos das Antigas, às 16h e no domingo depois do Arrastão de Parangolé, o festejo acontece no Coreto, com o arrocha do cantor Tiago Piba. Segunda-feira é a vez do irreverente Moças Baianas desfilar pelas ruas.

 

A festa profana se encerra na segunda-feira após as atividades esportivas e show da banda Unha Pintada. Para conferir a programação completa da festa é só acessar o site www.festadobonfim.com e as redes sociais: facebook.com/festadobonfim e @festadobonfim no Instagram.

 

História da Festa – Em Mata de São João, a devoção ao Senhor do Bonfim começou por volta de 1750, quando, ao local, chegou o navegador português Teodósio Rodrigues de Farias, o mesmo que desembarcou em Salvador com a imagem de Jesus Crucificado e construiu a Basílica do Bonfim. No município de Mata de São João, ele também chegou para construir uma Igreja e, assim, cumprir a promessa feita por Vieira Paes, dando início à tradicional Lavagem. Mesmo tendo as origens no catolicismo, a festa reúne cristãos e adeptos do Candomblé, filhos e filhas-de-santo de diversos terreiros, que vão reverenciar Oxalá.

 

Infra-estrutura e segurança – 72 barracas são instaladas no Largo do Bonfim, com bebidas e comidas típicas da região. No mesmo local é montado um palco e uma estrutura de som para apresentação de mais de dez bandas. A Prefeitura dispõe banheiros químicos no cortejo e no Largo. São esperadas mais de 40 mil pessoas. O esquema de segurança contará com policiamento, além dos guardas municipais.

 

Documentos perdidos – Uma unidade da Policia Militar estará centralizada na Escola Municipal Professora Rosa Maria Vieira Tavares, onde será instalado um posto policial provisório para atender os foliões nos dias de festa. Os documentos perdidos na festa deverão ser entregues no posto de atendimento, a fim de que os donos possam encontrá-los no final de festa. Denúncias e formalização das ocorrências também poderão ser feitas no local.

 

Confira a programação completa:

07/02 | SEXTA-FEIRA
19H - Bloco Alufá - Saída do Parque da Cidade
19h30 - Bloco Namar - Saída do Parque da Cidade

Palco Principal:
21h - Q Bana
23h – Flavinho
01h - Edson Gomes

Coreto Musical:
20h - Anderson Queiroz
22h - Mara Angels
 

08/02| SÁBADO
16h - Bloco Arrastinho dos Amigos das Antigas com Banda  Marana -  Saída do Parque da Cidade

Palco principal:
21h – Jr. Black
23h – Péricles
01h - Mr. Galiza

Coreto Musical:
20h - Lorena Ferraz
22h - Junior Moura 
 

09/02 | DOMINGO
09h - Tradicional Cortejo das Baianas
Saída da Frente da Prefeitura Municipal
Parque da Cidade:
12h - Filhos de Jorge - Esquenta do Arrastão - Palco do Parque da Cidade
14h - Parangolé - Tradicional Arrastão
Saída do Parque da Cidade
Coreto Musical:
17h - Tiago Piba
 

10/02| SEGUNDA-FEIRA
08h - Programação Esportiva - Largo do Bonfim
14h - Bloco Moças Baianas com a Azzaração
Saída do Parque da Cidade
17h - Crystian Ferrari - Animando a Cavalgada no Coreto Musical    

Palco Principal:
21h - Fred Tabaréu
23h - Unha Pintada

Coreto Musical:
20h - Serenão

Please reload

Notícias Em Destaque

Edson Gomes atrai multidão em show irreverente na sexta do Bonfim

February 8, 2020

1/10
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

FIQUE LIGADO
REALIZAÇÃO
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle