Conselho Tutelar intensificará ações de proteção à crianças e adolescentes

04/02/2020

Pelo terceiro ano consecutivo o Conselho Tutelar de Mata de São João terá um posto de atendimento na Escola Rosa Vieira, no Largo do Bonfim, para orientar e fiscalizar as ações relacionadas às crianças e aos adolescentes na tradicional Festa. A operação contará com os cinco conselheiros, que atuarão em sistema de plantão, sobretudo no acolhimento às crianças perdidas, no combate ao uso de bebidas alcoólicas aos menores de 18 anos e na orientação dos responsáveis.

 

A Festa do Bonfim começa nesta sexta-feira (7) e vai até a segunda (10). Entre as principais atrações estarão Péricles, Edson Gomes, Parangolé, Unha Pintada, Flavinho e a Carreta, Filhos de Jorge, além das atrações locais. A expectativa da Prefeitura de Mata de São João é que o evento receba cerca de 50 mil pessoas durante os quatro dias.

 

Pulseiras de identificação - O posto do Conselho Tutelar atuará ao lado da Polícia Militar e terá como uma das principais ações a distribuição de pulseiras de identificação para as

crianças. No domingo, terá um posto móvel, na entrada do Parque da Cidade e funcionará até o momento de saída dos trios.

 

De acordo com a conselheira Jamyle Almeida, as maiores ocorrências são de crianças perdidas. Por isso é fundamental que os pais procurem o posto do Conselho, para retirarem as pulseiras para os seus pequenos.

 

“Orientamos também que os pais tenham o máximo de atenção. Pois é um ambiente de muita gente e qualquer distração, qualquer descuido, uma criança pode se perder”, recomenda a conselheira. “Fundamental também que os menores estejam com os documentos em seus bolsos. Qualquer ocorrência, os pais ou responsáveis devem dirigirem-se ao nosso posto”.

 

A conselheira pede também para que os responsáveis analisem se é necessário e coerente levar as crianças para o ambiente de festa em alguns momentos. “É um local de muita gente e de muito barulho. Portanto, provavelmente não será confortável para as crianças. Mas ai depende da consciência de cada um”, alerta Jamyle Almeida.   

 

Combate ao consumo de bebidas alcoólica para menores - O conselheiro Gilcimar Cruz explica que o combate à venda de bebidas alcoólicas vai ser rigoroso. “A Polícia Militar é quem tem a competência para fazer a fiscalização e as autuações, mas o Conselho Tutelar é quem faz as ocorrências e os atendimentos”.

 

Em caso de infração, de acordo com o artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), quem vender ou oferecer, bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, ‘mesmo que gratuitamente’, poderá pegar de dois a quatro anos de detenção, ou multa, ‘se o fato não constitui crime mais grave’.

 

História da Festa – Em Mata de São João, a devoção ao Senhor do Bonfim começou por volta dos anos de 1750, quando, ao local, chegou o navegador português Teodósio Rodrigues de Farias, o mesmo que desembarcou em Salvador com a imagem de Jesus Crucificado e construiu a Basílica do Bonfim.

 

No município de Mata de São João, ele também chegou para construir uma Igreja e, assim, cumprir a promessa feita por Vieira Paes, dando início à tradicional Lavagem. Mesmo tendo as origens no catolicismo, a festa reúne cristãos e adeptos do Candomblé, filhos e filhas-de-santo de diversos terreiros, que vão reverenciar Oxalá.

Please reload

Notícias Em Destaque

Edson Gomes atrai multidão em show irreverente na sexta do Bonfim

February 8, 2020

1/10
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

FIQUE LIGADO
REALIZAÇÃO
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle