Secretaria de Saúde terá postos de emergência extras durante Festa

05/02/2020

 

Como medida preventiva para saúde da população durante a Festa do Bonfim, a Prefeitura de Mata de São João, através da Secretaria de Saúde, colocará um posto de emergência na Escola Rosa Vieira, no Largo do Bonfim, durante os quatro dias de evento (de 7 a 10), e outro no posto do Bom Jesus, no domingo (9), para atender ao público do Cortejo e do Arrastão.

 

Os postos contarão com médicos, enfermeiros, técnicos e ambulância, para atender casos de emergência nos horários de programação da festa. As ocorrências que não puderem ser atendidas nestas unidades temporárias serão encaminhadas para o Hospital Municipal Doutor Eurico Goulart de Freitas, que também terá um esquema especial durante os dias do evento.

De acordo com a secretária de Saúde Tatiane Rebouças, nos anos anteriores não houve históricos de situações de gravidade, nem tão pouco de grandes quantidades de ocorrências. Segundo a secretária, os casos mais comuns são de ferimentos e embriaguez.

 

“Mas temos também casos de pessoas que passam mal por problemas estomacais, de pressão arterial e por desidratação, por causa da falta de cuidado com a alimentação, do calor e da aglomeração de pessoas”, explica Rebouças. “Recomendamos que bebam bastante água, se alimentem devidamente e que fiquem atentos às grandes aglomerações”, alerta a secretária. 

 

A Secretaria de Saúde realizará ações de distribuição de preservativos, para prevenção à doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada. Agentes de saúde estarão nas ruas para prestar dicas de saúde e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(Samu) estará a pleno funcionamento, através do número de telefone 192.

 

Vigilância Sanitária - Visando o cuidado com a higiene da alimentação na Festa do Bonfim, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, promove ações de orientação com os barraqueiros e ambulantes. No final de dezembro, foi realizada uma reunião com os ambulantes e barraqueiros.

 

Na oportunidade, a coordenadora da Vigilância Sanitária Xênia França deu um curso de Manipulação de Alimentos e Bebidas, que garante que o vendedor realize todos os procedimentos higiênicos para comercializar seus produtos. Foram tratados temas como contaminação, doenças de origem alimentar, lavagem correta das mãos, entre outros. 

Please reload

Notícias Em Destaque

Edson Gomes atrai multidão em show irreverente na sexta do Bonfim

February 8, 2020

1/10
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

FIQUE LIGADO
REALIZAÇÃO
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle