Hidratação e moderação nas bebidas alcoólicas são cuidados primordiais

06/02/2020

 

Amanhã será o início da Festa do Bonfim de Mata de São João 2020 e Edson Gomes, Flavinho e Q Bana dão boas vindas ao público, a partir das 20h. Preocupados com a saúde e o bem-estar das cerca de 50 mil pessoas que passarão pelo evento nos quatro dias, fomos conversar com a clínica geral do Hospital Municipal Eurico Goulart de Freitas, Mirlaine Carvalho Muniz, para sabermos sobre os cuidados necessários para que todos possam curtir sem nenhuma surpresa desagradável.

 

De acordo com a médica, que atende na Rede Municipal de Saúde há cerca de três anos, o folião que se hidratar bem, não abusar do uso de bebidas alcoólicas, usar roupas leves, protetor solar e camisetas de proteção UV, comer comidas leves e evitar proximidade com caixas de som dos palcos fixos e móveis não terão problemas durante a festa.

 

“As maiores ocorrências dos nossos postos de emergência da Festa do Bonfim são de lesões por agressões físicas e por abuso de bebidas alcoólicas. As agressões, na maioria das vezes, também estão ligadas ao consumo de bebidas”, explica Mirlaine Muniz.

 

Os postos de emergência, instalados pela Prefeitura de Mata de São João, ficarão na Escola Rosa Vieira, no Largo do Bonfim, e no Posto do Bom Jesus (apenas no domingo do Cortejo). Em ambas unidades, estarão equipes completas, compostas por médicos, enfermeiros, técnicos e ambulâncias.

 

Outro cuidado que a doutora Mirlaine recomenda é com a exposição excessiva ao sol e ao calor, no dia do Cortejo e do Arrastão. “Além de insolação, que causa danos à pele e ao organismo, o excesso de sol e calor causa desidratação”, explica. “Por isso, bebam bastante líquido, sobretudo água. Recomendo também moderação nas bebidas alcoólicas, mas caso beba, intercale com água e suco, por exemplo”.

 

A Secretaria de Saúde também realizará ações de distribuição de preservativos, para prevenção à doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada. Agentes de saúde estarão nas ruas para prestar dicas de saúde e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estará a pleno funcionamento, através do número de telefone 192.

 

 

Atenção com a sua saúde

 

- Beba bastante líquido

- Não abuse no consumo de bebidas alcoólicas

- Não use drogas

- Se alimente com comidas leves

- Não fique muito próximo às caixas de som

- Cuidado com o que colocam na sua bebida

- Use sapatos confortáveis

 

 

No domingo (9) durante o dia:

 

- Use óculos escuros

- Use camisas de proteção UV

- Use bonés ou chapéu

- Use filtro solar

 

 

 

 

Please reload

Notícias Em Destaque

Edson Gomes atrai multidão em show irreverente na sexta do Bonfim

February 8, 2020

1/10
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

FIQUE LIGADO
REALIZAÇÃO
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle